quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ZUMBI DOS PALMARES

Acho incrível como a humanidade vive em busca de padrões ideais e que muitas vezes um bandido de uma geração pode se tornar um herói para outra geração. De fato havia alguns exageros sobre os heróis nacionais brasileiros, ensinados nas escolas do século passado, mas não podemos descartar a importância de alguns personagens na história do Brasil e que ajudaram a engrandecer a nossa nação entre eles devemos citar Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro II, Ruy Barbosa, Jucelino Kubichek, Barão de Mauá entre outros ilustres personagens.


Agora vemos que novo modismo ideológico é a tal da CONSCIÊNCIA NEGRA. Assim resolveram “pegar” o tal do Zumbi, mero homem, e transformá-lo em HERÓI NACIONAL. Desde o ano de 1995, o Brasil adotou o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, como sendo um dia de feriado nacional, o tal DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.





Ora sejamos sensatos, se alguém deveria ser considerado herói foi GANGA ZUMBA, que ao receber a proposta de Pedro de Almeida, governador da Capitania de Pernambuco que propôs liberdade aos negros do Quilombo dos Palmares, desde que eles se submetessem ao Governo da Coroa Portuguesa, este aceitou a proposta, sendo ele legítimo líder da comunidade. Todavia, os homens violentos comandados por Zumbi mataram a traição GANGA ZUMBA. Zumbi assumi o comando do Quilombo, gerando com isso conflitos armados que culminaram com a morte de Zumbi na mesma moeda que ele pagou a GANGA ZUMBA, foi traido e morto. Teve sua cabeça arrancada, salgada e exposta publicamente em Recife.

Caetano de Melo e Castro, governador da Capitania de Pernambuco, escreveu no dia 14 de março de 1696 ao Rei:

"Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."


Zumbi era tão escravocrata como o pior dos portugueses. Negros que se recusassem a obedecer suas ordens eram escravizados, Zumbi também oprimia os negros que se recusassem a fugir das fazendas ou que tentassem fugir do Quilombo dos Palmares. Zumbi era um déspota que vivia as custas da submissão dos seus irmãos.











Li um mentira sobre Zumbi que dizia assim:

“Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a ESCRAVIDÃO lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no BRASIL COLONIAL.”(www.suapesquisa.com)
Mas é interessante o que disse “homemculto.wordpress.com:

“(Não deixe que um professor comunista adote seu filho) Zumbi...Também sequestrava mulheres.. Até o século 19, em Angola e no Congo, de onde veio a maior parte dos africanos que povoaram Palmares, os sobás se valiam de escravos na corte e invadiam povoados vizinhos para capturar gente....Os abolicionistas apareceram um século depois de Zumbi e a 7 mil quilômetros da região onde o Quilombo dos Palmares foi construído.
(http://homemculto.wordpress.com/2010/04/16/a-verdade-sobre-
zumbi-dos-palmares-que-tinha-escravos/)


Considero uma aberração Zumbi ser posto como herói brasileiro. Álvaro Barbosa escreveu o seguinte sobre ZUMBI no dia 16/11/2009 no Jornal Campo Grande Notícias:
Zumbi dos Palmares, um personagem enigmático

data: 16/11/2009

“Uma série de pesquisas elaboradas nos últimos anos, mostra que a história de Zumbi, e do próprio Quilombo dos Palmares, e que são ensinadas nos livros didáticos, sofreram muitas distorções, e alguns fatos foram acidentalmente ou intencionalmente modificados. Os recentes estudos sobre o Zumbi dos Palmares, idealizados por vários historiadores e pesquisadores, mostram que a sociedade era como qualquer outra, e que havia uma hierarquia a ser seguida, com servos e reis tão poderosos quanto os que viviam na África da época. Também é certo que o próprio Zumbi e outros líderes tinham escravos, os quais eram castigados fisicamente quando não cumpriam direito as ordens que recebia. Além disso, as cartas escritas pelo padre que criara Zumbi quando este era criança, e que revelam os detalhes de sua infância, teriam sido forjadas. O principal historiador e pesquisador a elaborar tal tese, e a reinterpretar o que ocorreu no Quilombo dos Palmares, é o carioca Flávio dos Santos Gomes. Ele escreveu suas novas descobertas no livro “Histórias de Quilombolas”, e ao contrário do que dizem os muitos estudos sobre o assunto, realizados entre as décadas de 1960 e 1970, as investigações feitas por Flávio Gomes, procuraram se aproximar mais do diálogo com a literatura internacional sobre o tema.”


CONCLUSÃO

Eu respeito a opinião de todos porque somos livre para pensar e crer no quem quiser, mas eu sou do tipo que tomo posições sobre as coisas que chegam até mim, não sou eternamente imparcial, quando vejo fortes indícios sobre uma doutrina ou tese eu assumo aquela posição ideológica, nada impede que eu mude de opinião amanhã. Mas hoje Zumbi não representa nada para mim a não ser mais um homem comum que tentou como qualquer um de nós se impor na sociedade em que viveu e se comportou sem nenhum ato heróico que mereça referência histórica. Mas ser politicamente correto é ser NEGRO. Aliás, desde agosto de 2010 eu sou oficialmente negro, já preenchi um formulário para concurso público assumindo minha nova cor... E VIVA ZUMBI!!!






-------------------------------------

Referências:

Wikipédia

Martins, José de Souza. Divisões Perigosas, p. 99

Carneiro, Edison. O Quilombo dos Palmares, Editora Civilização Brasileira, 3a ed., Rio, 1966, p. 35

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/zumbi_dos_palmares.htm, acesso: 23/09/2010

http://homemculto.wordpress.com/2010/04/16/a-verdade-sobre-zumbi-dos-palmares-que-tinha-escravos/, acesso 23/09/2010

http://www.campograndenoticias.com.br/index.php?news=1150, acesso, 23/09/2010